contato@executive.com.br

F.A.Q.

Dúvidas frequentes dos usuários e parceiros dod

dod / F.A.Q.

Sobre Robôs Investidores

O que são algoritmos?

Um algoritmo é um conjunto de regras, um procedimento para resolver um problema. No mercado financeiro, algoritmos são a base de programas de computador que contém regras de operação, calculadas e executadas em milissegundos, sem erros, com alta segurança e eficácia.

Qual a diferença entre Algoritmos, Estratégias e Robôs?

Uma estratégia de operação é um algoritmo aplicado ao mercado financeiro. Um Robô é o programa de computador (software) que executa operações financeiras reais de acordo com as regras de uma estratégia (ou algoritmo) de operação. É comum o uso dos três termos como sinônimos.

Ao identificar a oportunidade como o algoritmo posiciona-se no mercado?

 Isto depende de cada Robô, que pode ter inclusive mais de uma maneira de se posicionar. Qualquer tipo de ordem de compra/venda pode ser enviada e administrada por um Robô. Não necessariamente é preciso agredir o mercado para se posicionar: Robô pode buscar a melhor oferta do livro. Existem também mecanismos para reduzir a volatilidade dos negócios e minimizar o impacto de mercado no posicionamento de grandes volumes.

Qual a diferença entre Robôs de execução e Robôs de decisão?

Robôs de execução são muito comuns no mercado hoje em dia por que sua tarefa é basicamente simples: efetuar compras ou vendas de um determinado volume de ativos financeiros. Logo, estes Robôs apenas tem que administrar ordens no book de ofertas tentando executá-las no melhor preço possível (o que não necessariamente conseguem). Robôs de decisão tem uma tarefa muito mais complexa, pois devem analisar as séries temporais que contém os dados de mercado à procura de uma oportunidade de negócio. Uma vez tomada a decisão um Robô de decisão pode, inclusive, utilizar um Robô de execução para posicionar-se no mercado.


Sua dúvida não foi respondida?

Entre em contato conosco e teremos prazer em atendê-lo. Recomende e podemos adicionar novas questões ao F.A.Q.

Envie uma mensagem

Sobre Nosso Modelo de Negócios

Quem são os clientes dod?

Pessoas físicas ou jurídicas que tenham interesse em utilizar ferramentas tecnológicas modernas e estratégias sofisticadas em suas operações no mercado de capitais. A equipe dod também desenvolve projetos personalizados e exclusivos a fundos, clubes de investimentos, assessores e traders profissionais que tem por objetivo automatizar seus próprios métodos de análise, decisão e operação.

Por que preciso ser cliente de uma corretora e escritório parceiros dod?

O dod precisa operar através de suas corretoras parceiras por uma questão técnica: qualquer operação em bolsadeve ser intermediada por uma corretora, cada corretora tem seus protocolos específicos de conexão eletrônica com os sistemas da bolsa. Além disto, dentro do modelo de negócios dod, os parceiros tem um papel fundamental na relação com o cliente final. 

Existe garantia de resultado?

Não. Deve-se lembrar que os Robôs operam em um mercado de renda variável e portanto, os resultados são variáveis. No Brasil este tipo de garantia é vetado por lei. No caso dos Robôs administrados via dod, o que existe é um conhecimento total por parte do usuário das estatísticas passadas de operação do Robô (lembrando que ganhos passados não garantem ganhos futuros), um controle rigoroso de stops, e a capacidade do usuário de a qualquer momento, interromper as operações.

Existe carência para retirada de lucros?

Não. Robôs fazem operações usuais e os lucros são creditados de acordo com os prazos de liquidação das próprias bolsas.

 

Sobre o dod

Quais alavancagens estão disponíveis no dod e por que?

A alavancagem é um fator crucial na calibração do risco de um algoritmo. Os níveis de alavancagem disponíveis foram cuidadosamente selecionados para cada perfil de operação, a partir de estatísticas das estratégias de modo a maximizar os ganhos minimizando o risco de chamadas de margem.

Clientes que operam com mesmo capital, Robô e perfil terão resultados iguais?

Não. Clientes diferentes mandam ordens diferentes para o mercado e devido aos critérios de negociação do mercado não há qualquer garantia que suas ordens serão todas executadas no mesmo valor.

Qual o horizonte de tempo é recomendado para utilização dos Robôs Investidores?

É uma questão estatística: Quanto maior o intervalo de tempo mais próximo será o resultado daquilo que é estatisticamente esperado. Ainda existe a periodicidade do próprio mercado que pode passar por alguns períodos curtos, particularmente bons (ou ruins), para um determinado Robô que são calibrados utilizando anos de dados de mercado.

 

Sobre o Mercado de Capitais

O que é a margem de garantia das operações de contratos futuros?

Margem é a quantidade de capital necessária para permitir a um investidor fazer uma operação financeira com contratos futuros.

O que posso utilizar como garantia de margem para negociar contratos futuros?

O depósito de garantias é efetuado em espécie (em dólares para americanos), podendo ser substituído pelos ativos a seguir:

  • Títulos públicos federais nacionais;
  • Títulos privados nacionais;
  • Cotas de ETFs e ações de empresas listadas na BM&FBOVESPA;
  • Cotas de fundos de investimento selecionados;
  • Cartas de fiança bancária;
  • Títulos de emissão do Tesouro norte americano;
  • Outros ativos ou instrumentos financeiros.

Referência: BM&FBOVESPA.

Como funciona a alavancagem?

A alavancagem é medida a partir da margem. Se um investidor opera com uma margem de garantia de R$ 6.000,00 em um contrato de valor de R$ 12.000,00 seu fator de alavancagem é 2 (dois), por que o valor do contrato que ele está operando é duas vezes maior que a margem de garantia que ele tem disponível. Portanto, se o investidor fizer uma operação de 1% de lucro sobre o valor do contrato, o lucro percentual sobre o valor que foi disponibilizado como garantia será duas vezes maior. Deve-se lembrar que o mesmo também é verdade para prejuízos.

O que é slippage?

Slippage é a diferença a cotação existente no momento em que um Robô tem um sinal de entrada e o valor do negócio feito pelo Robô após receber o sinal de entrada. Em geral o slippage costuma explicar diferenças entre simulações e operações e reais (e os Robôs administrados pelo dod contém métodos para evitar/minimizar este problema).

Voltar ao Inicio da Página

dod – Robôs Investidores

Desenvolver Robôs é o que fazemos, gostamos de tecnologia e do mercado financeiro. Estamos atentos as melhores práticas e focados na segurança de nossos clientes e parceiros. Prezamos pela excelência. Obrigado por confiar em nós!

Inteligência Tecnológica

DOD_02
2box
4thbox
Balanço Histórico
dod_configuracao_04
dod_operacao2